São Paulo o Clube da fé. Mas qual a tua fé?

Leia esse artigo escutando os Titãs “É preciso saber viver”

Algumas poucas pessoas que me seguem no twitter, ou que convivem comigo nesse mundo do futebol, sabe que sou Espírita Kardecista. Uma doutrina em constante análise por todos os seus praticantes. Alan Kardec foi um grande questionador, obteve suas respostas e com elas “codificou” o Espiritismo.

Mas o que isso tem de relação com o futebol? Muita! Bem mais do que eu e você imaginamos. Indiferente da sua religião, que não estamos aqui discutindo valores de uma ou de outra, quero refletir sobre a fé.

Quase todos que estão lendo esse meu artigo é são-paulino. E o SPFC é desde a sua refundação em 1935 o Clube da fé. Poderia aqui enumerar feitos e mais feitos do SPFC que podemos usar esse aleijão da nossa história para provar que somos o Clube da Fé.
Mas e o torcedor?

Será que sabe o verdadeiro sentido do sentimento chamado FÉ?

Bom, longe de mim e do meu texto afirmar categoricamente que de fato é a fé. Mas eu do alto dos meus longos 38 anos de idade gostaria de dividir a minha visão com vocês que vieram até o SPFC Digital conferir mais um artigo meu.

Quando eu era pequeno achava que medo e coragem eram coisas distintas e não tinha relação alguma com a fé, muito menos com o amor. O tempo foi passando e fui percebendo que medo e coragem eram irmãos, que a Fé é o pai e o Amor é a mãe deles.

Lembro quem que quando eu tinha medo que alguma coisa acontecesse, fatalmente acontecia. E descobri tempos depois que a culpa era minha (rs). Tudo que fazemos com medo, receio, insegurança tem uma enorme tendência a dar errado.

Que papo doido pra um portal de torcida (rs), mas acho de grande valor essa discussão.
Vejam só. Se atravesso a rua sem nenhum medo, o que acontece? Pois é. A ausência do medo nos coloca em constantes riscos.

Mas se eu tomo o devido cuidado, se sigo a orientação do meu pai FÉ e da minha mãe AMOR, corro poucos riscos. Mas se eu só ouvir o meu irmão Coragem posso me dar mal. Melhor escutar nossos pais, porque a Sabedoria está neles.

E temos que tomar cuidado com alguns amigos que os irmãos Fé e Coragem possam ter durante a vida. Amigos como a Arrogância, Presunção, Prepotência, Soberba. Todos esses fazem da Fé e da Coragem vitimas fáceis do fracasso. Mas se a Fé e a Coragem tiverem amigos como a Sabedoria, Humildade, Lealdade e o Discernimento, tudo pode ser bem diferente.

Quando eu tinha 12 anos, fui assaltado bem na frente do prédio que eu morava. O porteiro viu tudo, mas nada pode fazer porque os trombadinhas foram muito rápidos. Levaram meu relógio Champion que trocava pulseiras, a moda da época. Mas desde então guardo uma preciosa lição que o porteiro Zezinho (que hoje é zelador lá, rs).

Ele virou pra mim e disse: “Sabe porque você foi assaltado? Porque você anda com cara de bobo na rua”. Ao contrário do alguns poderiam dizer, do tipo, não andar com coisas de valor, o Zezinho, com toda a sua Sabedoria e Discernimento mostrou que a minha feição poderia ser determinante pra minha segurança.

Parece besteira, mas até hoje nunca mais fui assaltado andando na rua. Continuo um pouco com cara de bobo, rs, mas minha fé mudou, além de me portar mais adequadamente nas ruas, eu não acredito no assalto.

Não acredito porque minha Sabedoria já antecipa a solução de problemas que ainda não aconteceram, porque eu sei o que fazer para me proteger dos meus próprios erros, equívocos e defeitos. Assim poucas coisas me afetam ou me tiram do meu objetivo do dia a dia.

Ou seja, tome muito cuidado com a sua FÉ! Observe muito bem o que você deseja na sua vida! Use seu medo ao seu favor e não contra você. E torcer para o SPFC pra mim é exatamente isso!

Quando eu conheci esse clube em 1984, ele nem foi campeão, mas mostrou pra mim que dentro de campo a Fé é irmã da Coragem, que por mais que não consigamos uma vitória, buscamos até o ultimo minuto o objetivo.

Por isso torcer pro SPFC exige mais do que paixão! Exige Amor e Desprendimento! Fé e Coragem! A derrota dura até o apito final do jogo. A vitória começa logo depois do apito de qualquer jogo!

O medo se faz necessário para controlar todas as coisas ruins e dar espaço para as coisas boas acontecerem. Em tudo na vida. Por isso para ser são-paulino é preciso amar o Clube da Fé! Amar, respeitar e saber lidar com a sua Fé. Sem ela não somos nada!

Pra para muitos de nós, sem o SPFC não somos nada. Hoje tem jogo certo?

Qual a tua fé? A minha é a da vitória sempre! Mesmo com a derrota, a vitória nunca vai deixar de existir!

Meu pedido para esse texto, além dos comentários, gostaria que vocês colocassem aqui alguns exemplos de fé que nosso clube viveu dentro e fora de campo.

Vai ser bem legar registrar isso aqui também. Era isso que tinha pra dizer aqui pra vocês hoje.

Se quiserem perguntar, questionar a minha opinião, façam sem medo, rs

Terei um enorme prazer em interagir com todos, seja por aqui, seja pelo meu twitter.

Leave a comment